quarta-feira, 19 de agosto de 2015

#Exterior - Como levar seu roteiro, reservas, passagens e tickets


Certamente algumas pessoas vão me achar chato e sistemático demais, e provavelmente eu sou mesmo hehehe. Mas o fato é que isso da certo, e evita dores de cabeça, alias, na imigração até mesmo facilita sua entrada sem dores de cabeça.


Minha primeira vez nos EUA foi no aeroporto de Dallas, fui para um congresso carregando um pôster na mão (como o poster era a única coisa que não podia extraviar, eu levei ele na mão dentro de um cilindro - e realmente era grande, um cone com mais de 1 metro de comprimento). O policial apenas olhou para o pôster, sorriu e perguntou “- É uma bomba?”; apenas respondi “faz kabum!” e desejou bom congresso (não recomendo a ninguém essa piadinha nos EUA hehehe). Minha segunda vez foi em uma escala em Chicago, na época apenas mostrei a passagem aérea de ida para o Canadá e também me desejou boa viagem. A última viagem foi para a Europa, entrei pelo temido Reino Unido (aos que não sabem, há um interrogatório na entrada). Apenas abri na primeira página do roteiro, e também recebi um “bom passeio”. Nenhuma dessas ocasiões me fizeram qualquer pergunta. Já na última fez que fui a Dallas a caminho de Las Vegas, não fiz o que mostrarei abaixo, e precisei responder "quanto tempo", "quanto dinheiro está trazendo?" e "ficará onde?".

Abaixo a página do roteiro que eu mostrei na entrada (e que também me organizava dizendo onde deveria estar):




Então entendeu? Nas três primeiras situações eu tinha a ferramenta certa na mão para passar sem grandes complicações. Na última eu não preparei nada, interrogatório. E imagine você chegar em um trem, e ter tudo pronto, ou chegar para o checkin em um hotel e já ter a reserva imprimida com tudo o que tem direito para que ninguém refute o que você comprou? (e olhe que vários hotéis se fazem de bobo na hora de liberar a internet, geralmente cortesia para quando faz reserva pelo Booking.com).



Foi pensando em tudo isso que passei a elaborar esses guias de quando viajo. O acima alias, eu aproveitei e encadernei já que tinha dois meses de itens no meu mochilão pela Europa.



Repare que ele contém:
  • Passagem Aérea;
  • Reservas de Trem;
  • Reservas de Hotéis;
  • E na capa, uma tabela resumindo meu passeio (segunda imagem desse artigo).

Além disso eu anoto o que já está pago (e como foi pago), o que falta pagar, estação de ônibus ou metro no qual da acesso ao hotel, e o principal, se tem ou não tem wifi (como disse acima, diversos hotéis apenas dão wifi grátis para quem fizer reservas pelo Booking.com, então você precisa ter a cópia da reserva para exigir seu direito).

Da trabalho e é uma coisa de fresco? Certamente que sim. Mas como diz o ditado, um homem prevenido, entra sem complicação. Oh raios, eu que inventei isso.

Apenas para ilustrar o gasto, necessariamente teria que imprimir as passagens e reservas para levar impresso, e a encadernação (preço aqui do Estado de São Paulo) fica em torno de R$ 1,50. E da um estilo mais profissional em sua viagem.

---

Achou o artigo útil? Deixe seu feedback nos comentários abaixo. É um importante estímulo para continuar na produção dessas matérias =) Siga nossa página no Facebook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário