quinta-feira, 3 de setembro de 2015

#Exterior - Cuidado com gastos extras que todos esquecem em sua viagem


Mesmo escrevendo tanta matéria sobre viagem, ainda sim vez ou outra sou sou pego de surpresa com alguma taxa extra não planejada. Em minha última viagem estive com pouca reserva no cartão de crédito, e com o dólar nas alturas, a meta era economizar para urgências. Não deu muito certo. Fui surpreendido por um calção inesperado no aluguel de carro que me deixou no aperto. Então vamos a algumas dicas de gastos que muita gente esquece na hora de planejar sua viagem e orçamento.


Carro alugado

Algumas empresas cobram um calção (normalmente o valor da franquia do seguro caso o carro não seja devolvido) que pode ficar entre U$$ 300 e 500 dólares dependendo do veículo e do número de dias que irá locar. Essa cobrança comumente é feita no cartão de crédito e o valor estornado na devolução. Portanto se vai alugar um carro, prepare-se para ter esse valor bloqueado em seu cartão de crédito. Sugiro enviar com antecedência um e-mail a empresa perguntando qual o valor do calção.



Ainda com relação aos veículos, na hora de fazer sua locação em sites como rentalcars.com ou ainda no decolar.com, lhe é informado que seu carro possui um seguro, mas de modo geral com poucos detalhes em relação a ele. Esse seguro costuma cobrir apenas avaria sofrida em seu veículo. Em outras palavras ele não cobre os custos caso você bata em outro veículo. Para contornar isso as locadoras oferecem um seguro estendido, geralmente U$ 10 a mais na diária, e com certa chantagem, em Las Vegas, por exemplo, falam que há Lamborguinis e Ferraris circulando pela cidade, e que talvez você não tenha dinheiro para bancar o custo deles em caso de acidente. Fique atento a essas cobranças.

Hotel

Sites de hotéis como o decolar.com, booking.com e outros ofertam apenas o valor da estadia como destaque. Acontece, porém, que na maior parte da Europa os hotéis repassam ao cliente uma taxa municipal, e nos Estados Unidos é cobrado o valor do imposto. E não falamos de pouca coisa, dependendo da região o valor pode variar de 7 a 20% do valor da diária. Na hora de pesquisar sobre o preço das estadias, preste atenção nas entrelinhas, ali costuma conter a porcentagem de cada taxa. Além disso, é comum o hotel cobrar esse valor durante o check-in. Na Europa ainda diversas casas aceitam o pagamento somente em dinheiro. Esteja preparado.



Cuidado, a taxa de resort pode ser obrigatória em alguns estabelecimentos. E o que resort? Não necessariamente é aquele clube aquático temático que a maioria dos brasileiros pensam. Em Las Vegas, por exemplo, uma piscina + wifi no quarto + academia de ginástica, já é o suficiente para nomear o estabelecimento como resort. O preço dessa brincadeira? Varia bastante, em média entre U$ 15 e U$ 20 dólares a diária.

Aquela poltrona no avião

Antes mesmo de começar seu planejamento, as pessoas tendem a calcular o valor médio do voo, hospedagem e fazem um cálculo simples "vou gastar xxx por dia". O gasto extra já começa na hora de sentar no avião.




As companhias aéreas aprenderam que a posição no avião interfere na comodidade do usuário. Perto do banheiro pode ser mais espaçoso, as fileiras da frente garante um embarque mais rápido, no fundo costuma ser mais barulhento, a janela pode ser legal... Então por que não cobrar para que o passageiro também escolha sua poltrona? Ela não só podem, como tem feito muito isso. E os valores variam muito de U$ 10 a até mesmo U$ 200 dólares! E não estamos falando de classe economia plus ou empresarial, é a classe do povão mesmo. Viajar na janelinha não sai barato...

Imposto americano

Nos EUA os preços anunciados nas prateleiras são sem o imposto, se um objeto possui valor de U$ 100 dólares, seu preço final será maior. Em média 8% do valor do produto, dependendo do estado, então na mesma compra de U$ 100 dólares o valor final será U$ 108 dólares. Pode parecer pouco, mas em compras como U$ 500 dólares, o valor pode chegar a U$ 540 só por causa do imposto, com o dólar no momento dessa matéria valendo R$ 3,20 reais atualmente, isso significa R$ 128 reais a mais nessa compra. E claro, você também pagará o IOF desses U$ 40 dólares de imposto. Lembrando ainda que esse imposto entra na cota dos U$ 500 a qual tem direito na hora de trazer produtos do exterior.

Guia turístico e entradas

Companhias de turismo em sua maioria oferecem guias e translado gratuito. Já alertei isso em outra ocasião (Porque você mesmo deveria planejar sua viagem, e não uma agência) e vale o reforço. Na maioria das vezes o guia te chantageia dizendo que recebe apenas a “caixinha” de ajuda, a qual é cobrada por dia (em média U$ 10 ou 10 euros por dia) e é obrigatório pagar



Alguns translados também dizem ir até o parque A, ou até o restaurante B por exemplo, mas não informam se os encargos já estão incluídos no pacote ou se é pago a parte. Por exemplo, visita a um parque aquático no roteiro, mas não informa se a entrada já está inclusa. Dessa forma, fique sempre atento a essa lista de gastos.

IOF, não se esqueça!

No calor do momento você pode passar o cartão de crédito além do limite planejado. Lembre-se que cartão de crédito bancário cobra um IOF de 6,38% do valor da compra. Lembre-se ainda que o valor da moeda não corresponde ao do dia da compra, mas sim do dia do pagamento da fatura. Caso a moeda esteja com tendencia a subir nos próximos dias, essa compra final ficará mais cara.

Conclusão,

Tentei abordar os principais gastos que já me surpreenderam durante minhas viagens. Claro que provavelmente mesmo com todo esse zelo, vez ou outra você será surpreendido com alguma coisa, mesmo que bem pequena. Sabia que na maioria dos lugares aquele cartãozinho do metro é vendido separadamente por um ou dois dólares? 
E você, já teve alguma surpresa?

---


Achou o artigo útil? Deixe seu feedback nos comentários abaixo. É um importante estímulo para continuar na produção dessas matérias =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário